sábado, 26 de março de 2011

Mentes perigosas nas escolas

Ufa! Depois de duas semanas de provas exaustivas, sobrevivi. E cá estou, com o meu velho lero-lero.
Vou falar sobre um assunto que acredito não ter comentado ainda por aqui: O Bullying.
"Seres humanos são racionais." Putz, que tremenda mentira! Somos PARCIALMENTE racionais e nossas atitudes comprovam.
Uma delas é o Bullying. Hoje vou ser específica, mas postarei depois sobre comportamentos comuns que fazem de nós, seres também irracionais.
De origem inglesa, a palavra bullying significa um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que ocorrem nas escolas. É um tipo de agressão intencional, que ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas. Algumas crianças, por serem diferentes de seus colegas - altos ou baixos demais, gordinhos ou muito magros, tímidos, nerds, mais frágeis ou muito sensíveis -, sofrem intimidações constantes. Discriminados em sala de aula, as vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem caladas frente ao comportamento de seus ofensores. E as consequências podem ser desastrosas: desde repetência e evasão escolar até o isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio.
Viram? O bullying pode trazer danos irreversíveis. Trata-se de violência, que mexe com o físico e o psíquico, nossa parte mais vulnerável. É uma briga humano x humano.
Daí pensem comigo, seus mancebos: nossa raça é totalmente racional? Eu, você aí que tá lendo, todos estamos à beira de cometer qualquer ato "sem pensar", provando que somos animais. 
Os bullies (agressores) não são "loucos", são exatamente como nós, porém agem com maldade, sentindo um prazer de machucar o outro. 
Será o apocalipse? imagina! São os Homo sapiens demonstrando que sua espécie não evoluiu. 
Pais, professores, alunos e profissionais da área, vão à caça e combatam!





|Crisane Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário