segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"Saúde para todos"

"Saúde para todos" foi o objetivo da Carta de Ottawa apresentada na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção de Saúde, realizada em Ottawa, Canadá, em novembro de 1986. Trata-se de uma Carta de Intenções que busca contribuir com as políticas de saúde em todos os países, de forma equânime e universal.
Pelo título da carta já podemos analisar que não condiz com a real situação, mesmo tantos anos depois isso não ocorre, a saúde não é para todos.
No Brasil, existe o SUS, um programa que concede consulta e medicamento gratuitos, que está na luta para conseguir servir a todos, porém mesmo com uma certa melhoria na saúde brasileira, há muitas controvérsias e dificuldades. Para se conseguir uma cirurgia hoje tem que enfrentar uma fila quilométrica, muitos morrem antes mesmo da primeira consulta. É, realidade na maioria das vezes não é boa, assim como prática nem sempre faz jus à teoria.
Se até mesmo numa clínica particular com plano de saúde há uma grande espera, o que diremos então dos hospitais públicos?
E não para por aí, ainda há miséria no País, pessoas que não conseguem sequer alcançar um estado nutricional adequado e junto com o pacote vem a fome, a precariedade, a falta de assistência, que são fatores capazes de tornar a situação avassaladoramente pior.
Todavia, o Brasil pode mais, o Governo pode sim ampliar o programa e fazer do objetivo da Carta de Ottawa uma realidade melhor.

|Crisane Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário